“MINHAS VIANAS”: A CIDADE COMO LUGAR DOS AFETOS

Hoje (28) o escritor e vianense Gustavo Pimenta nos fez uma visita aqui na Câmara Municipal de Viana, para falar e presentar o Presidente da Câmara, Joilson Broedel, com um exemplar de seu mais novo livro, acompanhe no texto abaixo um pouco sobre o livro e ou autor.

Arquiteto e urbanista capixaba publica estudo sobre cidade e afeto

Morador de Viana Centro, município da região metropolitana da Grande Vitória, mas atualmente intercalando entre o Espírito Santo e São Paulo devido o doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (FAUUSP), Gustavo Pimenta é um grande observador da cidade e suas poéticas. Podemos conferir essa paixão em seu livro de estreia lançado em 10 de julho pela editora Cousa, onde usa a sua cidade natal como objeto de pesquisa.

O livro “MINHAS VIANAS”: A CIDADE COMO LUGAR DOS AFETOS foi desenvolvido a partir da dissertação de Mestrado em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), tendo seu título e metodologia criados ao pensar nas possíveis relações que cada cidadão pode construir com a cidade quando permeados por variados estímulos e sensações em seus espaços de vida urbanos. Noutras palavras, onde desenvolvem seu cotidiano e atividades pendulares. Caracterizando assim, um espaço único, particular e sensível, ao qual é potencializado por meio dos diálogos, experiências, descrições, sensações e poesias.

Utilizando como recorte espacial para as experiências em campo o bairro Centro do município de Viana, a proposta traz num primeiro momento uma possibilidade de interpretação para se compreender e pensar a cidade através de sua multiplicidade e diversidade, para posteriormente, realizar a criação dos Cadernos de Campo que foram desenvolvidos baseados na metodologia proposta a partir de protocolos pensados como eixos e norteadores balizadores para suas produções.

Dessa forma, o livro tem como pretensão incentivar e fomentar a literatura capixaba, buscando desenvolver em seus leitores a escrita, a leitura e a experiência no campo da cidade refletidas a partir de suas vivências. Sobretudo, proporcionar uma nova construção relacional com a cidade, criando uma outra versão, mais polifônica e aberta a possibilidades, aos acasos, às pluralidades, aos encontros, aos desencontros, às passagens, às “ex-posições” e a aproveitar mais daquilo que muitas vezes pode nos passar despercebido.

A obra foi viabilizada com patrocínio do edital Funcultura n° 18/2019, da Secretaria da Cultura do Espírito Santo (Secult-ES) e publicada pela editora Cousa.

SOBRE O AUTOR

Arquiteto e urbanista capixaba, Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade federal do Espírito Santa (UFES) e doutorando em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (FAUUSP) na área de concentração de Projeto, Espaço e Cultura.

LIVRO: “Minhas Vianas”: a cidade como lugar dos afetos,

AUTOR:  Gustavo Pimenta.
158 páginas.

VALOR: 30 reais mais frete,

à venda na loja virtual da editora Cousa

( cousa.minestore.com.br )

ou diretamente com o autor, CONTATO: (27) 99909-6758.

Essa e outras notícias você acompanha por aqui e pelas redes oficiais da Câmara. Veja agora mesmo em nosso instagram a capa oficial do livro do autor Gustavo Pimenta. @camaradeviana