Câmara recebe máscaras confeccionadas por presos da PSME I

IMG-20210322-WA0054.jpg

No dia 04 de fevereiro de 2021, o presidente da Câmara, Joilson Broedel, e o vereador líder do governo, Gilmar Mariano visitaram as oficinas de produção de máscaras e artesanatos, oferecida aos detentos da Penitenciária de Segurança Média I (PSME I), no Centro Prisional de Viana realizando uma parceria para produção de máscaras para uso de prevenção ao Covid 19.

Na tarde de ontem (22) ocorreu a entrega das máscaras desta parceria. Estiveram presentes o Presidente da Câmara, Joilson Broedel (PODEMOS), e os vereadores Gilmar Mariano (PSB), Wantuil Schultz (Republicanos) e Wesley Pires (PSC). Também estiveram presentes os representantes da PSME I, os senhores Roger Santesi Firme (diretor) e Celso Gomes Santana (chefe de segurança). A confecção das máscaras é realizada somente pelos presos. Eles fazem este trabalho e em troca têm a pena reduzida. A cada 03 dias trabalhados é abatido de sua pena 01 dia.

A PSME I é a unidade referência em ressocialização do Estado do Espírito Santo, cerca de 70 % de seus presos estão envolvido em atividades laborativas da unidade. Alguns Materiais que foram produzidos na PSME I em anos passados, como bolsas, roupas, tapetes, toalhas de mesa e sousplats foram comercializados na Feira Nacional do Artesanato do Espírito Santo (ArteSanto), também foi feita doação de 90 bonecos de crochê. Os brinquedos, produzidos por 19 internos que participam do projeto Reabilitarte, foram doados a crianças em tratamento no Hospital Infantil de Vitória. Os kits distribuídos continham uma revista para colorir, uma caixa de lápis para colorir e uma carta escrita pelos detentos, com mensagens de otimismo e motivação para as crianças em tratamento.

O objetivo do projeto é melhorar a autoestima e a qualidade de vida dos internos, estimulando o desenvolvimento da criatividade, proporcionando um ambiente terapêutico.